Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2018

O fim da escola física - Virtual educa

O que é a escola? - Esta pergunta é simples, mas de uma repercussão imensa. Se respondermos que é o espaço físico então  teremos outras perguntas. O que são as pessoas? O estado? A instituição em si?
Porém, se respondermos que são as pessoas, então a escola não precisa de espaço físico e pode ser em qualquer lugar, de qualquer forma. A escola não é o lugar, nem as instituições, tampouco a escola são as correntes pedagógicas. A escola está além de qualquer definição.

A escola são as pessoas? Joaquim acorda 6 horas da manhã, pois, as aulas iniciam as 7:30. Todos os dias de 7:30 as 12:00 esta é rotina do Joaquim. O que é a escola para Joaquim? A escola existe para ensinar a pensar ou para nos programar para o mercado de trabalho? Quando chegar aos seus 12 anos o que será Joaquim? A escola existe para Joaquim? Ou Joaquim faz a escola existir? O foco da escola dos próximos anos deve ser as pessoas com as mudanças sociais que acontece?

A era tecnológica e o virtual educa -  A tecnologia sempre esteve presente na educação, e foi pela educação que tecnologicamente avançamos, enquanto humanidade. Porém, o que esta em jogo agora no atual momento é a realidade. O real não é mais o que vemos? O que sentimos pelos sentidos? Mas sim aquilo que programamos. A sala de aula não é mais esta sala em que estamos inserido, com uma dezena de alunos. A sala de aula é um lugar, não mais físico, mas virtual.

O virtual educa - XIX Encontro internacional Virtual Educa - Educação para transformar a sociedade em um espaço único multicultural. A FECIBA, as várias possibilidades de ser escola, as escolas técnicas, as varias empresas nacionais e internacionais da área de tecnologia indicavam para uma escola sem muros e sem lousa, uma escola onde o aluno e o professor se desenha em uma relação virtual mas de profundo conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário