ORGANIZADORES
CURRICULRES 2023 – BAHIA
I UNIDADE
FILOSOFIA
- 1ª SÉRIE – I UNIDADE - ENSINO MÉDIO |
|
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
A BUSCA PELA SABEDORIA EM DIFERENTES CULTURAS. |
(EM13CHS101) Identificar, analisar e
comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com
vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos
históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais. |
A LINGUAGEM MÍTICA E OS SABERES POPULARES. |
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da
cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores,
crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de
diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. |
A SABEDORIA E O AUTOCONHECIMENTO NA FIGURA DE SÓCRATES. |
(EM13CHS101) Identificar, analisar e
comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com
vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos
históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais. |
O JULGAMENTO DE SÓCRATES E A REPRESSÃO AO PENSAMENTO CRÍTICO. |
(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses
ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais,
históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus
desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais,
sociedades e culturas. |
II UNIDADE |
|
FILOSOFIA
- 1ª SÉRIE – II UNIDADE - ENSINO MÉDIO |
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
CONHECE-TE A TI MESMO - QUESTÕES DE IDENTIDADE. |
(EM13CHS501)
Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços,
identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que
valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência
democrática e a solidariedade. |
O INDIVÍDUO, O SUJEITO E O MUNDO. PENSO, LOGO EXISTO. |
(EM13CHS401)
Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e
sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas,
tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do
tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos. |
O EXISTENCIALISMO DE SARTRE E SIMONE DE
BEAUVOIR. |
(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da
ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que
contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a
cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a
solidariedade. |
|
|
III
UNIDADE |
|
FILOSOFIA
- 1ª SÉRIE – III UNIDADE - ENSINO MÉDIO |
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
O PODER DO DISCURSO: ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA. |
(EM13CHS103) Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de natureza qualitativa e
quantitativa (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos, gráficos, mapas, tabelas e etc.) |
OS SOFISTAS E O RELATIVISMO DA VERDADE. |
(EM13CHS102)
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas,
econômicas, sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais
hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade, etc.), comparando[1]as a narrativas que
contemplem outros agentes e discursos. |
AS FALÁCIAS NO CENÁRIO PÚBLICO ATUAL |
(EM13CHS603)
Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências
políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado,
poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). |
OS CRITÉRIOS PARA ARGUMENTOS VÁLIDOS |
(EM13CHS103) Elaborar
hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos
políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com
base na sistematização de dados e informações de natureza qualitativa e quantitativa
(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos
históricos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros.). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário