Páginas

domingo, 4 de junho de 2023

ORGANIZADORES CURRICULRES 2023 – BAHIA 1º ANO

 

ORGANIZADORES CURRICULRES 2023 – BAHIA

I UNIDADE

FILOSOFIA - 1ª SÉRIE – I UNIDADE - ENSINO MÉDIO

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

 

A BUSCA PELA SABEDORIA EM

DIFERENTES CULTURAS.

 

(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

 

A LINGUAGEM MÍTICA E OS SABERES

POPULARES.

 

(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

 

A SABEDORIA E O

AUTOCONHECIMENTO NA FIGURA

DE SÓCRATES.

 

(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

 

O JULGAMENTO DE SÓCRATES E A

REPRESSÃO AO PENSAMENTO

CRÍTICO.

 

(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

 

                                                                                 II UNIDADE

FILOSOFIA - 1ª SÉRIE – II UNIDADE - ENSINO MÉDIO

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

CONHECE-TE A TI MESMO -

QUESTÕES DE IDENTIDADE.

 

(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.

 

O INDIVÍDUO, O SUJEITO E O

MUNDO. PENSO, LOGO EXISTO.

 

(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

 

O EXISTENCIALISMO DE SARTRE E SIMONE DE BEAUVOIR.

(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.

 

 

III UNIDADE

FILOSOFIA - 1ª SÉRIE – III UNIDADE - ENSINO MÉDIO

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

O PODER DO DISCURSO:

ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA.

 

(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de natureza qualitativa e quantitativa (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, gráficos, mapas, tabelas e etc.)

 

OS SOFISTAS E O RELATIVISMO DA

VERDADE.

 

(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade, etc.), comparando[1]as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

 

AS FALÁCIAS NO CENÁRIO PÚBLICO

ATUAL

 

(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).

 

OS CRITÉRIOS PARA ARGUMENTOS

VÁLIDOS

(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de natureza qualitativa e quantitativa (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros.).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário