ORGANIZADORES
CURRICULRES 2023 / 3º ANO
I UNIDADE
FILOSOFIA
- 3ª SÉRIE – I UNIDADE - ENSINO MÉDIO |
|
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
ÉTICA E MORAL: ENCONTROS E DIFERENÇAS. |
(EM13CHS302) Analisar e avaliar os impactos
econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de
recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e
escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais e o
compromisso com a sustentabilidade. |
A JUSTA MEDIDA E O CAMINHO DO MEIO:
FILOSOFIAS GREGA, CHINESA E INDIANA. |
(EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores
de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos,
associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica. |
A SOCIEDADE DE CONSUMO E A SOCIEDADE DO
CANSAÇO |
(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos
de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e
fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais
e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e
considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade
étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas. |
AS TECNOLOGIAS E A MODERNIDADE LÍQUIDA |
(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos
de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e
fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais
e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e
considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade
étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e
tecnológicas. |
II
UNIDADE |
|
FILOSOFIA
- 3ª SÉRIE – II UNIDADE - ENSINO MÉDIO |
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
ESTÉTICA E A FILOSOFIA DA ARTE. |
EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos
de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e
fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais
e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e
considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade
étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e
tecnológicas. |
O BELO EM SI, O BELO RELATIVO E O JUÍZO DE
GOSTO |
(EM13CHS502) Analisar situações da vida
cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e
problematizando formas de desigualdade, preconceito, e propor ações que
promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às
escolhas individuais. |
A ARTE COMO CONSOLO METAFÍSICO EM NIETZSCHE. |
(EM13CHS502) Analisar situações da vida
cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e
problematizando formas de desigualdade, preconceito, e propor ações que
promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às
escolhas individuais. |
A PADRONIZAÇÃO DO GOSTO E OS ESTEREÓTIPOS
RACIAIS E DE GÊNERO. |
(EM13CHS202)
Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas
de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais,
financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais
etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais,
ambientais, econômicas e culturais. (EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses
ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais,
históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus
desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades
e culturas. |
III
UNIDADE |
|
FILOSOFIA
- 3ª SÉRIE – III UNIDADE - ENSINO MÉDIO |
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
AS IDEOLOGIAS E O PODER: CONCEPÇÃO DE PODER
EM MAQUIAVEL, HOBBES E ROUSSEAU |
(EM13CHS502) Analisar situações da vida
cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e
problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e
discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a
solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais |
A INDÚSTRIA CULTURAL E A IDEOLOGIA
HEGEMÔNICA DO CAPITALISMO. |
(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses
ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais,
históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus
desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais,
sociedades e culturas. |
O PANOPTISMO DE FOUCAULT: ESTAMOS TODOS
VIGIADOS? |
(EM13CHS502) Analisar situações da vida
cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e
problematizando formas de desigualdade, preconceito, e propor ações que
promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e as
escolhas individuais. |
VERDADE E PÓS-VERDADE: UM PROBLEMA
FILOSÓFICO CONTEMPORÂNEO |
(EM13CHS502) Analisar situações da vida
cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e
problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e
discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a
solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário