Páginas

domingo, 4 de junho de 2023

ORGANIZADORES CURRICULRES 2023 / 3º ANO

 

ORGANIZADORES CURRICULRES 2023 / 3º ANO

I UNIDADE

FILOSOFIA - 3ª SÉRIE – I UNIDADE - ENSINO MÉDIO

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

ÉTICA E MORAL: ENCONTROS E DIFERENÇAS.

(EM13CHS302) Analisar e avaliar os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais e o compromisso com a sustentabilidade.

A JUSTA MEDIDA E O CAMINHO DO MEIO: FILOSOFIAS GREGA, CHINESA E INDIANA.

(EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.

A SOCIEDADE DE CONSUMO E A SOCIEDADE DO CANSAÇO

(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

AS TECNOLOGIAS E A MODERNIDADE LÍQUIDA

(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

II UNIDADE

FILOSOFIA - 3ª SÉRIE – II UNIDADE - ENSINO MÉDIO

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

ESTÉTICA E A FILOSOFIA DA ARTE.

EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

O BELO EM SI, O BELO RELATIVO E O JUÍZO DE GOSTO

(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às escolhas individuais.

A ARTE COMO CONSOLO METAFÍSICO EM NIETZSCHE.

(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às escolhas individuais.

A PADRONIZAÇÃO DO GOSTO E OS ESTEREÓTIPOS RACIAIS E DE GÊNERO.

(EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.

 (EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

III UNIDADE

FILOSOFIA - 3ª SÉRIE – III UNIDADE - ENSINO MÉDIO

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

AS IDEOLOGIAS E O PODER: CONCEPÇÃO DE PODER EM MAQUIAVEL, HOBBES E ROUSSEAU

(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais

A INDÚSTRIA CULTURAL E A IDEOLOGIA HEGEMÔNICA DO CAPITALISMO.

(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

O PANOPTISMO DE FOUCAULT: ESTAMOS TODOS VIGIADOS?

(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e as escolhas individuais.

VERDADE E PÓS-VERDADE: UM PROBLEMA FILOSÓFICO CONTEMPORÂNEO

(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário