ORGANIZADORES
CURRICULRES 2023 / 2º ANO
I UNIDADE
FILOSOFIA
- 2ª SÉRIE – I UNIDADE - ENSINO MÉDIO |
|
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
AS DIMENSÕES DO SAGRADO E SUAS FORMAS DE
CONHECIMENTO |
(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos
de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e
fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais
e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e
considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade
étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas. |
O USO PÚBLICO DAS VERDADES RELIGIOSAS E O RESPEITO À DIVERSIDADE |
(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da
ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que
contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a
cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a
solidariedade. |
CRER E CONHECER - QUESTÕES SOBRE CIÊNCIA E RELIGIÃO |
(EM13CHS502) Analisar situações da vida
cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e
problematizando formas de desigualdade, preconceito, e propor ações que
promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às
escolhas individuais |
FÉ E RAZÃO EM SANTO AGOSTINHO E TOMÁS DE AQUINO |
(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da
ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que
contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a
cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a
solidariedade |
|
II
UNIDADE |
|
FILOSOFIA
- 2ª SÉRIE – II UNIDADE - ENSINO MÉDIO |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
O ILUMINISMO E O CONFLITO FILOSÓFICO COM A
RELIGIÃO. |
(EM13CHS102) Identificar, analisar e
discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas,
sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais
hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade, etc.), comparando[1]as a narrativas que
contemplem outros agentes e discursos. |
A MAIORIDADE DO PENSAMENTO CRÍTICO EM KANT. |
(EM13CHS603) Analisar a formação de
diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de
exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder,
formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.) |
OS DIREITOS HUMANOS A DIGNIDADE E A
UNIVERSALIDADE DE DIREITOS. |
(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos
das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias
da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades
sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos. (EM13CHS605) Analisar os princípios da
declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e
fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses
direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas
diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços
de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo |
|
III
UNIDADE |
|
FILOSOFIA - 2ª SÉRIE – III UNIDADE - ENSINO MÉDIO |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
O QUE É CIÊNCIA AFINAL? LEIS, TEORIAS,
HIPÓTESES, CRENÇAS E TÉCNICAS |
(EM13CHS504)
Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações
culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo
contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos,
grupos sociais, sociedades e culturas. |
EMPIRISMO E RACIONALISMO. |
(EM13CHS101)
Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais |
IDEALISMO E MATERIALISMO. |
(EM13CHS101)
Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em
diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais. |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário