Páginas

domingo, 4 de junho de 2023

ORGANIZADORES CURRICULRES 2023 / 2º ANO

 

ORGANIZADORES CURRICULRES 2023 / 2º ANO

I UNIDADE

FILOSOFIA - 2ª SÉRIE – I UNIDADE - ENSINO MÉDIO

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

AS DIMENSÕES DO SAGRADO E SUAS FORMAS DE CONHECIMENTO

 

 

(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

 

O USO PÚBLICO DAS VERDADES

RELIGIOSAS E O RESPEITO À

DIVERSIDADE

 

 

(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.

 

CRER E CONHECER - QUESTÕES

SOBRE CIÊNCIA E RELIGIÃO

(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às escolhas individuais

 

FÉ E RAZÃO EM SANTO AGOSTINHO

E TOMÁS DE AQUINO

 

(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade

 

 

II UNIDADE

 

FILOSOFIA - 2ª SÉRIE – II UNIDADE - ENSINO MÉDIO

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

O ILUMINISMO E O CONFLITO FILOSÓFICO COM A RELIGIÃO.

(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade, etc.), comparando[1]as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

A MAIORIDADE DO PENSAMENTO CRÍTICO EM KANT.

(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.)

OS DIREITOS HUMANOS A DIGNIDADE E A UNIVERSALIDADE DE DIREITOS.

(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.

(EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo

 

III UNIDADE

 

FILOSOFIA - 2ª SÉRIE – III UNIDADE - ENSINO MÉDIO

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

O QUE É CIÊNCIA AFINAL? LEIS, TEORIAS, HIPÓTESES, CRENÇAS E TÉCNICAS

(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

EMPIRISMO E RACIONALISMO.

(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais

IDEALISMO E MATERIALISMO.

(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário