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quinta-feira, 7 de novembro de 2013

AFRODESCENDENCIA NO BRASIL



CAFÉ FILOSÓFICO - AFRODESCENDENCIA NO BRASIL
PROJETO AFRODESCENDECIA – CES 2013
Projeto da disciplina de filosofia e afins

A reflexão acerca da questão racial no brasil, a cada dia exige profundidade e pesquisa específica acerca dos vários temas. Raça, preconceito, discriminação, etnia entre os vários conceitos que já foram discutidos e que ainda não foram esgotados. Nós temos ainda um caminho muito longo a seguir o de desconstruir esta sociedade que tem como base a desigualdade e a injustiça.
O objetivo principal é trazer uma reflexão de forma simples e objetiva acerca da afro descendência no brasil. Qual foi o marco histórico da questão racial no brasil (se houve)? O que existe de legislação? As religiões de matriz africana? Por que muitas pessoas em nossa sociedade são tão hostil com estas religiões? E a mídia e o negro? Como as instituições reforça a discriminação nos dias de hoje? Como podemos desenhar uma auto declaração da nossa sociedade? Qual a relação da escravidão com a pobreza? Qual a identidade do povo brasileiro? E de uma cidade pequena do interior? O que é uma consciência branca? E a estética negra, por que nosso conceito de beleza se esbarra em um modelo pronto, produzindo por uma sociedade preconceituosa?
A semana da consciência é uma semana que em muitos lugares possui o 20 de novembro como feriado. Em nosso município existe a LEI Nº 412/2010 de autoria da Professora/Vereadora Juci (PT) que institui o 20 de novembro como o dia da consciência negra em nosso município, não sendo feriado devido o limite de feriado que nosso município pode ter. Esta lei assegura que o poder público deve garantir os recursos financeiros necessários para que os eventos e projetos possa acontecer. Porém necessitamos de ações efetivas para que estes direitos seja garantidos e a injúria velada que sabemos que existe não continue a nos assombrar como um fantasma.
Desdobrar uma reflexão acerca do negro em Serrolândia é acima de tudo tocar em uma questão, em uma interrogação da nossa história. Quem é o negro de Serrolândia? Onde está sua ancestralidades?   Por que temos tanto medo quando falamos de macumba, orixás, terreiro, Babalorixá, Mamalorixá? Porque seguimos a doxa (opinião, senso comum) quando o assunto é estranho a nós?
O desafio na sala de aula não é apenas o de levar conteúdos relacionados ao tema para a sala de aula, mas o de sim conduzir, SIM CONDUZIR, pois, esta é uma ação pedagógica do professor, conduzir o aluno para fora da caverna e mostrar a luz que o conhecimento possibilita que ele veja.
O projeto afro descendência do Brasil quer ser neste dia, através do café filosófico, trazer uma reflexão que se dará com discussão, apresentação que questões elaboradas pelos alunos, palestras por professores e pessoas engajadas no processo de desconstrução deste país que necessita ser reformulados por um país justo e solidário.


Quirino do R Santos
Professor/Ces

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